Empresas do Simples Nacional: padronização nacional da emissão de NFS-e



Postada em : 23/06/2026

Empresas do Simples Nacional: padronização nacional da emissão de NFS-e

A emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) para as empresas optantes pelo Simples Nacional passa por um processo de unificação em todo o país.

Embora o Emissor Nacional da NFS-e já esteja disponível e tenha sido adotado por diversos municípios desde janeiro de 2026, nem todas as cidades realizaram a migração nesse período. Muitos municípios optaram por manter seus próprios sistemas e o padrão local de emissão de notas fiscais.

Essa realidade, no entanto, mudará em breve. Conforme a Resolução nº 189/2026 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), a partir de 1º de setembro de 2026 a emissão da NFS-e pelas empresas do Simples Nacional deverá seguir o Padrão Nacional, por meio do Emissor Nacional, promovendo maior uniformidade e integração entre os municípios brasileiros.

Cronogramas de migração podem variar

Apesar de a obrigatoriedade nacional estar prevista para setembro de 2026, alguns municípios estão antecipando a transição para julho e agosto, enquanto outros seguirão utilizando seus sistemas atuais até a data limite.

Por isso, é fundamental que as empresas acompanhem os comunicados de sua prefeitura e verifiquem se o município já definiu um cronograma próprio para a migração.

Como sua empresa deve se preparar?

Para evitar contratempos, recomendamos:

  • Verificar o cronograma de implantação definido pelo seu município;
  • Confirmar se haverá alterações no processo atual de emissão de notas;
  • Realizar os cadastros e parametrizações necessários com antecedência;
  • Consultar sua contabilidade ou fornecedor de sistema para garantir a adequação às novas exigências.

A padronização nacional representa um importante avanço na simplificação das obrigações acessórias e exigirá atenção das empresas para uma transição tranquila e sem impactos na emissão de suas notas fiscais.

Fonte: Receita Federal